top of page

Você sabia que seu gato tem personalidade?

Todo bom gateiro sabe que cada gato e único, mas você sabia que a personalidade dos animais é um ramo da ciência, e que descobertas incríveis nos auxiliam a entender melhor nossos bichanos?

Todo gateiro que possui mais de um felino é capaz de descrever as diferenças e características do temperamento de cada um de seus indivíduos. Basta um ou mais gateiros se encontrarem para quererem contar as peripécias e diferenças de seus bichanos. Mas você sabia que os cientistas têm descoberto que os gatos, possuem diferentes traços de personalidade, assim como nós, humanos?

O termo personalidade refere-se as diferenças individuais existentes nos padrões comportamentais. Na área de etologia, que estuda o comportamento animal, pesquisadores vêm estudando diferentes classificações com base em relações ambientais e genéticas que tornam cada indivíduo com padrões comportamentais tão parecidos ou distintos.

Baseados no “The Big Five”, fatores de personalidades humanas, pesquisadores dos Estados Unidos, identificaram 5 fatores de personalidades felinas o “ The Feline Five” que classifica os gatos em cinco traços como: Neuroticismo, Extroversão, Dominância, Impulsividade e Agradabilidade.


1) Neuroticismo: são aqueles que refletem níveis de insegurança, ansiedade, medo de pessoas e timidez.

2) Extroversão: são gatos que possuem maiores níveis de auto-controle, atividade, vigilância, curiosidade e rapidez.

3) Dominância: gatos com traços de Dominância, não são gatos “dominantes” ou “alfa” em nível hierárquico, como vocês podem pensar, mas sim gatinhos que possuem maior tendência de perseguirem e serem mais agressivos em relação a outros gatos.

4) Impulsividade: Gatos considerados impulsivos, são aqueles que refletem gatos que possuem o ímpeto de fugirem do ambiente, serem mais erráticos e reagirem de maneira mais aguda a agentes estressores presentes no ambiente.

5) Agradabilidade: gatos com esse traço são aqueles com maiores níveis de demonstrarem afeição e serem amigáveis com humanos.

A classificação dos traços de personalidade dos felinos não serve apenas para rotular os gatos em um dos aspectos dessas cinco variações, e sim para mensurar os níveis de cada fator da classificação utilizando escores. Por exemplo, quando o gatinho avaliado possui maiores traços de Impulsividade, essa classificação pode indicar que o indivíduo está reagindo a algo estressante existente no ambiente. A partir disso, pode-se investigar melhor o ambiente a fim de erradicar a presença deste estímulo estressor. Gatos que classificam com traços de Neuroticismo, podem ter sofrido situações traumáticas oriundos de contatos negativos com humanos, e a partir dessa classificação é possível iniciar um processo de sociabilização para que este indivíduo aumente seus traços de Agradabilidade.

Pesquisas recentes revelam como a personalidade pode ser importante para os índices de adoção dos indivíduos e como os traços de personalidade dos tutores podem refletir na personalidade dos gatos. Duas pesquisas publicadas em 2019 por pesquisadores do Reino Unido, revelaram similaridades existentes em correlações da personalidade dos tutores com a de seus gatos. Por exemplo, tutores classificados com altos índices de Agradabilidade, tiveram seus gatos classificados com traços de felinos amigáveis e em “boa forma”. Entretanto, tutores com traços de Neuroticismo, apresentaram gatos com traços de ansiedade, medo e doenças relacionadas ao estresse. Uma das pesquisas também aponta que as características da personalidade do tutor, refletem também nos tipos de cuidados que ele provê para os seus gatos.

A personalidade de um indivíduo, seja humano ou animal, é resultado de fatores genéticos e ambientais. Em relação aos fatores ambientais, as experiências prévias e aprendizagem possuem um papel fundamental na formação desta personalidade. Desta forma, a flexibilização de traços que comprometem o bem-estar de um indivíduo pode e deve ser trabalhada com a utilização de ferramentas da psicologia (humana e animal). Sendo assim, o tratamento comportamental é fundamental para que o indivíduo consiga lidar de maneira efetiva com seu ambiente e suas relações sociais.

E seu gatinho? Reflete sua personalidade? Há traços na personalidade dele que poderiam ser melhor flexibilizados? Conte conosco para isso!


Dra Juliana Damasceno

Bióloga, Mestre e Doutora em Psicobiologia


Referências:

EVANS, Rebecca et al. The purrfect match: The influence of personality on owner satisfaction with their domestic cat (Felis silvestris catus). Personality and Individual Differences, v. 138, p. 252-256, 2019.


FINKA, Lauren R. et al. Owner personality and the wellbeing of their cats share parallels with the parent-child relationship. PloS one, v. 14, n. 2, 2019.


LITCHFIELD, Carla A. et al. The ‘Feline Five’: An exploration of personality in pet cats (Felis catus). PLoS One, v. 12, n. 8, p. e0183455, 2017.

10.791 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page