top of page

Como Gatificar sua casa de maneira Eficiente


Gatificar, o que essa palavra significa? O conceito de verticalizar o ambiente, ou seja, proporcionar espaços elevados do solo para que o gato possa se deslocar, escalar, descansar, arranhar, e executar comportamentos de ocupação e deslocamento naturais, levou este nome "gatificação".




Gatos necessitam ocupar locais elevados pois possuem um comportamento semi-arborícola na natureza, ou seja, se deslocam pelo solo, assim como, pelas copas das árvores para se protegerem de predadores e também para caçarem pequenas aves.


Quando não adicionamos locais ideais para ocuparem, os gatos tenderão a percorrerem por nossos móveis como mesas, geladeiras, armários, estantes, parapeitos, etc. Além de ser algo que pode desagradar muitos tutores, a ocupação dos gatos nessas localizações em casa também pode ser muito perigosa, pois como não são projetadas para a espécie a acessibilidade, superfície, ergonomia, entre outros fatores, podem causar acidentes graves.


Com o crescimento do número de gatos no Brasil e no Mundo, muitas empresas que projetam Gatificações estão no mercado, no entanto muitas delas não atendem as reais necessidades felinas em termos de funcionalidade e segurança.


Para que os gatos tenham bem-estar com locais ideais para expressarem seus comportamentos naturais, devemos seguir importantes pré-requisitos:


1) Ergonomia: devemos adicionar itens que sejam ergonômicos, ou seja, tenham a metragem ideal

e confortável para o tamanho dos gatos. Analise o tamanho do seu gato e considere que a prateleira ou nicho seja confortável para que ele consiga se movimentar ou deitar-se.


2) Localização: os gatos preferem estar sempre próximos aos seus tutores, por isso, dê preferência para as regiões da casa que você mais ocupa. O home-office e a sala por exemplo são ótimas localizações.


3) Acessibilidade: independente da idade do seu felino, facilite os acessos, apesar os gatos terem grande facilidade para pular e escalar, a descida sempre será impactante para as articulações, sendo extremamente importante preservá-las. Facilitar o acesso também permite que o gato saiba o caminho que deve percorrer na verticalização, viabilizando o uso dela de maneira intuitiva.



4) Rota de Fuga: construa sempre um percurso que permita que o gato suba e desça por diferentes rotas, para que sempre haja a possibilidade de fuga de uma situação inesperada. Inúmeros acidentes ocorrem quando gatos se sentem encurralados na verticalização, eles podem cair e sofrerem sérios traumas;


5) Funcionalidade: tenha objetivos com cada móvel, alguns serão para escalar, outros para descansar, subir, arranhar, observar o exterior (como camas e prateleiras de janela, por exemplo). Quando projetar algo que possui uma subida, tenha um objetivo de chegada, como por exemplo: degraus que levam até um nicho mais alto para descansar. Apenas "jogar" prateleiras na parede não será atrativo e nem funcional para seu felino.


6) Número de itens: em casas multicat (com mais de um gato) precisamos nos preocupar com a quantidade de móveis por gato, pois podem haver competição por eles. Essa competição pode ser expressiva ou silenciosa, sendo assim, alguns gatos se beneficiarão e outros não, o que se tornará o oposto do propósito da gatificação, que é proporcionar bem-estar.


Seguindo essas orientações, com certeza seus gatos serão beneficiados com as verticalizações expressando comportamentos naturais e aumentando os níveis de bem-estar.



Por:


Juliana Damasceno

Bióloga, Mestre e Doutora em Psicobiologia

Fundadora da WellFelis Comportamento e Bem-Estar Felino



871 visualizações1 comentário

1件のコメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
ゲスト
2月21日
5つ星のうち5と評価されています。

otimo artigo

いいね!
bottom of page