O que é Terapia
comportamental ?
A terapia comportamental especializada busca a avaliação do quadro emocional do felino a fim de tratar questões de origens diversas.
Desequilíbrios nos comportamentos podem ocorrer por questões relacionadas ao ambiente físico ou social, eventos traumáticos, questões de saúde clínica ou dificuldades na comunicação.
Por meio do atendimento comportamental colocamos em prática orientações de caráter técnico e científico de acordo com as necessidades individuais das questões avaliadas em sessão, levando em conta a abordagem dos três pilares: modificação ambiental, modulação comportamental e terapias complementares.
Após a avaliação de cada caso condutas específicas são direcionadas aos tutores e o acompanhamento se dá até a finalização e harmonização do comportamento, sempre prezando o bem-estar do animal.
A Wellfelis oferece atendimentos on-line para todo o Brasil e qualquer parte do mundo, além de atendimentos presenciais em regiões selecionadas na cidade de São Paulo.
Questões comuns tratadas na
Terapia Comportamental:

Questões Comportamentais
Esses problemas surgem diretamente de fatores internos ao animal, como emoções, instintos, ou falta de treinamento. Eles são mais relacionados ao comportamento que precisa ser corrigido, independentemente do ambiente. Exemplos incluem:

Eliminação em locais inadequados (fora da caixinha de areia)

Vocalização Excessiva


Agressividade (com humanos, entre gatos ou demais animais)
Ocupação em locais indesejados

Arranhadura em móveis

Alopecia por lambedura (lambedura psicogênica)
Objetivo na terapia: Identificar o gatilho interno do comportamento (ansiedade, medo, estresse) e ensinar o tutor a redirecionar ou modificar esse comportamento.
Adaptações
Ambientais
Essas questões são desencadeadas ou agravadas pelo ambiente ao redor do gato, que não atende completamente às suas necessidades naturais. Aqui, o foco é ajustar o espaço e os estímulos para prevenir ou corrigir problemas como os do exemplo abaixo:

Mudança de residências

Mudança de país

Chegada do bebê

Alotriofagia (atratividade por mastigação de objetos)

Orientações gerais para o primeiro gato

Adaptação ambiental

Introdução de um novo gato

Sociabilização de gatos arredios (ariscos)

Tratamento de medos e fobias;

Consultoria para projetos personalizados de
verticalização (gatificação)
Objetivo na terapia: Tornar o ambiente do gato mais seguro, estimulante e apropriado para reduzir o estresse e prevenir novos problemas comportamentais.