top of page

Seu gato está fazendo xixi fora da caixinha?

A eliminação em locais inadequados é um grande incômodo para diversos gateiros, mas você já parou para pensar que seu gatinho também pode estar sofrendo?


Apontada como uma das questões mundialmente mais comuns em relação a queixas comportamentais dos gatos, a eliminação em locais inadequados leva ao abandono de animais e a falta de tratamentos adequados, o que muitas vezes resulta em questões de saúde e psicológicas ainda mais graves.


Urinar ou defecar fora da caixinha de areia pode parecer uma questão simples e que possa ser resolvida com um adestramento, já que o gato parece “não estar acertando o local de eliminar”, a caixinha de areia, mas não é bem assim! Gatos utilizam seus instintos para identificarem o local de eliminar, e quando a caixa de areia está de acordo com os aspectos ideais para a espécie, facilmente eles utilizam o local como “banheiro” e a tendência é dar tudo certo. Quando o gatinho não elimina na caixa, ou utiliza a caixa e outros locais da casa, significa que algo não está bem com seu gatinho.


Eliminar em objetos, parede, eletrodomésticos, ralos, pias, tapetes, cama, sofá, porta, janela, portão, cantos dos cômodos ou ainda ao lado da caixa de areia são sinais de que a saúde física e/ou psicológica do seu gatinho pode estar prejudicada. Estresse ambiental, social, manejo inadequado da caixa de areia e questões de saúde podem estar associados à este comportamento que vai além do indesejado.


Muitas vezes os tutores associam este comportamento a “birra” ou “para chamar atenção”, e neste caso fique alerta, pois essa chamada pode ser para pedir socorro!!! Geralmente gatos não manifestam sintomas de doenças e a eliminação inadequada pode ser uma forma de te mostrar que algo não está bem, um legítimo pedido de socorro!


As causas clínicas mais comuns são as relacionadas ao trato urinário, como cistites idiopáticas e a Síndrome de Pandora que apesar de terem manifestação em trato urinário possuem um componente emocional envolvido e necessita de cuidados veterinários e comportamentais em conjunto. Outras causas vão além do trato urinário. Podemos ter a presença de dores articulares impedindo que seu gato consiga se posicionar e sustentar o peso para defecar ou urinar na caixinha e se for um gatinho idoso essa atenção deve ser redobrada pois existem muitas possibilidades que levem à eliminação inapropriada.


Questões relacionadas ao comportamento podem envolver a eliminação por marcação territorial, geralmente vinculada a estresse social e/ou ambiental como: alterações na rotina, chegada de um novo animal, conflitos entre gatos, desajuste ambiental, ansiedade, entre outros. A eliminação em locais inadequados pode ser tanto uma consequência de uma questão comportamental ou clínica anterior, assim como pode levar a demais questões físicas e mentais quando não investigada e tratada da maneira ideal.


Como trata-se de um assunto vasto e delicado, o importante é que você saiba que seu gatinho não está fazendo de propósito, por isso, não resolverá repreendê-lo. Borrifadores de água, gritos e chamar seu gato para ver onde ele fez “errado” não auxiliará a solucionar, pelo contrário, pode agravar a situação clínica e psicológica do seu bichano.


Seu gatinho está eliminando fora da caixinha de areia? Ele está te pedindo socorro!!! Procure ajuda de um médico veterinário e um profissional especializado em comportamento felino para que as causas sejam identificadas e tratadas, assim você e seu gatinho terão harmonia e bem-estar garantido.



Por:


Dra. Juliana Damasceno (Bióloga, Mestre e Doutora em Psicobiologia)

Estela Pazos (Médica Veterinária de Felinos)




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Rodan, I., & Heath, S. (2015). Feline behavioral health and welfare. Elsevier Health Sciences.


Landsberg, G., Hunthausen, W., & Ackerman, L. (2011). Behavior Problems of the Dog and Cat-E-Book. Elsevier Health Sciences.


Carney, H. C., Sadek, T. P., Curtis, T. M., Halls, V., Heath, S., Hutchison, P., ... & Westropp, J. L. (2014). AAFP and ISFM guidelines for diagnosing and solving house-soiling behavior in cats. Journal of feline medicine and surgery, 16(7), 579-598.


2.856 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page