Por que eu DEVO brincar com meu gato todos os dias?


Seu gatinho é preguiçoso e só dorme o dia todo? Sabia que na verdade ele só está esperando você despertar a "fera" que há nele?


Os gatos, como todo bom felino, são exímios caçadores, extremamente especializados e estritamente carnívoros. A especialidade dos gatos na caça é ampla, são conhecidos como caçadores “oportunistas” pois caçam uma grande quantidade de tipos de presas desde aéreas como passarinhos e alguns insetos, quanto presas rasteiras como pequenos roedores, outros pequenos mamíferos e alguns répteis.


Desta maneira, nossos felinos, se desenvolveram física e fisiologicamente para serem “especializados em matar”, sim nossos gatinhos lindos são “maquininhas de caçar”. Para isso os sentidos dos gatos são superdesenvolvidos para serem eficientes na caçada. Ouvidos adaptados para detectarem as presas, conseguem identificar os ultrassons dos roedores e os pequenos e delicados movimentos dos pássaros. Uma visão sensível à luz e ajustada para enxergar melhor na penumbra, horários em que suas presas estão mais ativas. Anatomia forte, reflexos rápidos, equilíbrio e aerodinâmica para serem silenciosos ao se aproximarem de suas presas. Garras afiadas e retráteis, dentes fortes, e bigodinhos que funcionam como antenas para detectarem pequenos movimentos. Essas são algumas características para tornar nossos gatos eficientes para sobreviver.


Além de excelentes predadores, os gatos também são especializados em se defender de possíveis predadores e oponentes que possam disputar o território. Os gatos, na natureza, tomam duas posições: de predadores, mas também de presas, inclusive de outros felinos maiores. Por isso, seu corpo, reflexo e seus sentidos também estão preparados para se defenderem a qualquer momento.


Então, como caçadores eficientes e defensores habilidosos, nossos gatos são demasiadamente desenvolvidos para dormirem o tempo todo, concordam? Muitos tutores relatam que seus gatos não brincam, que são preguiçosos e inativos. Será? Será que eles seriam tão desenvolvidos para caçar e se defender, mas estariam adaptados às comodidades da vida moderna. Será que o Garfield dos desenhos é o retrato do nosso gato doméstico atual? A resposta é Não!!!


Os gatos dormem a maior parte do dia justamente para pouparem energia para caçada nos períodos crepusculares (início da manhã e final de tarde). Por isso gatos acordam tão cedo e estão sempre bem ativos a noite. A falta de estímulos para que o gato exerça comportamentos relacionados a caça pode gerar estresse e consequentemente complicações na saúde física e mental como: agressividade, obesidade, compulsões como lambedura psicogênica, vocalizações excessivas, entre outros.


Devemos instituir pelo menos de 30 a 40 min exclusivos por dia para dedicar aos estímulos do comportamento de caça, simulando com as varinhas os movimentos de suas “presas”. De preferência para horários da manhã e da noite, simulando os horários habituais dos gatos caçarem. Siga sempre os mesmos horários para instituir uma rotina, assim seu gato aprenderá qual o momento ideal para brincar (evitando chamados fora de hora, como de madrugada, por exemplo).


Cada gatinho prefere um tipo de brincadeira, devemos entender a preferência de cada indivíduo para que possamos tornar esse momento proveitoso. Podemos também aproveitar o território e tornar o desafio mais dinâmico, fazendo com que seu gatinho explore, corra e pule em busca da presa. Para manter o interesse durante a brincadeira podemos também trocar o estímulo, trocando o tipo de varinha, usando outros tipos de brinquedos como bolinhas, ratinhos. Indicamos varinhas comerciais como a Varinha Cat, Flying Cat e o Cat Fita (Pet Games) para esse tipo de brincadeira, ou você também pode fazer varinhas para estimular seu gatinho.


Mas precisamos ficar alertas com algumas brincadeiras. Um tipo de brincadeira comum entre os gatos, mas que não devemos estimular é a “lutinha”, quando os gatos usam a mordida para se comunicar, tanto para chamar a atenção, quanto para brincar conosco. É importante ficarmos atentos com os movimentos das mãos e dos pés, quando fazemos carinho, e evitar balançar os membros embaixo de cobertas, dessa forma podemos estimular sem querer esse tipo de comportamento agressivo.

Se o seu gatinho apresenta esse tipo de comportamento, evitar repreender, sempre devemos redirecionar, e se possível se antecipar a ele. Podemos redirecionar o ataque para brinquedos específicos, brinquedos que o gato consiga “abraçar”, morder e chutar. Substituindo nossa mão ou pé pelo brinquedo.

Com uma rotina de brincadeiras, tornando o ambiente mais dinâmico e desafiador, e redirecionando brincadeiras que possam promover agressividade, além de proporcionar bem-estar para seus gatos, garantimos que a relação entre você e seu felino também será muito mais harmoniosa e recompensadora.


E ai, bora desafiar seu gatinho? Conta pra gente do que ele gosta de brincar. Poste fotos em suas redes sociais e marque nossa hashtag #desafieseugato.



Dra Juliana Damasceno

Giuliana Almeida Guilherme Abla


Links de ideias de brinquedos fáceis para fazer em casa eficientes para desafiar o seu gatinho e como desafiá-lo:

Desafie seu Gato: https://www.instagram.com/tv/B9MUtxZJJOW/ Varinhas de Papel: https://www.instagram.com/tv/B913WYapN7b/

Como Renovar Varinhas: https://www.instagram.com/tv/B81B_7TJ9RD/

Para seu Gatinho Brincar de “Lutar”: https://www.instagram.com/tv/CAcr8p3pjOB/

Referências:


DELGADO, Mikel; HECHT, Julie. A review of the development and functions of cat play, with future research considerations. Applied Animal Behaviour Science, v. 214, p. 1-17, 2019.


RODAN, Ilona; HEATH, Sarah. Feline behavioral health and welfare. Elsevier Health Sciences, 2015.


HUNTHAUSEN, Wayne; LANDSBERG, Gary M.; ACKERMAN, Lowell J. Problemas comportamentais do cão e do gato. Editora Roca, 2005.

0 visualização

​​​WellFelis ​© 2016 | Comportamento Felino

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

(11) 94545-3526

contato@wellfelis.com.br

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon